A técnica em enfermagem Claia Pereira de Souza, de 51 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada em Itacarambi. Ela recebeu a dose da CoronaVac na secretaria municipal de Saude, assim que as vacinas chegaram ao município na última terça-feira (19).
Formada em Montes Claros, Claia trabalha há 21 anos no Hospital Gerson Dias, e é uma das profissionais da linha de frente no combate ao Covid-19 na cidade. Nascida e criada em Itacarambi, ela diz que sempre sonhou em atuar na área da saúde. “Foi o que eu sempre quis e lutei por isso”.
Claia conta que a decisão de ser a primeira pessoa a receber a vacina partiu dela mesmo, e que fez por amor a ela mesma e às pessoas próximas a ela. “ Depois que tomei (a vacina) foi uma emoção imensa. No dia seguinte muitas pessoas me procuraram perguntando com eu tava me sentindo e eu disse que estava muito bem. E pedi e peço a todos que confiem, primeiro em Deus, e depois na ciência. Quando chegar a sua vez, não recuse! Tome porque é a nossa única esperança no momento”. Declarou a enfermeira.
Claia ainda informou que sua mãe teve a Covid, mas conseguiu se recuperar. Ela ressaltou a importância de as pessoas continuarem a seguir os protocolos de prevenção enquanto a vacina não está acessível para toda a população.
“É importante que as pessoas sigam se prevenindo. Usem álcool em gel, lavem bem as mãos com água e sabão, usem a máscara e evitem aglomerações”.
Itacarambi recebeu da GRS de Januária 36 doses da vacina contra o corona vírus. Em nota, a Secretaria Municipal de Saude informou “Com base no Plano Nacional de Imunização Ministério da Saúde, a Comissão Permanente de enfrentamento à Covid-19 do município de Itacarambi definiu o grupo prioritário para administração destas primeiras doses. Este grupo é composto por trabalhadores da saúde do Programa Saúde da família e Hospital Gerson Dias, cujo critério de escolha foi o contato prolongado com pacientes”.
A nota informa ainda que “devido ao baixo número de doses recebidas, uma grande parte dos profissionais, mesmo atendendo a este critério, não será imunizada neste momento, como também indivíduos do grupo prioritário da população em geral”.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, Itacarambi tem 281 casos confirmados e seis óbitos.
Por Rildo Madureira